Detalhes de login inválidos. Por favor tente de novo ou clique em "Esqueci minha senha"
 

Insira seu endereço de email e nos iremos enviar um link para redefinir sua senha

E-mail inválido

O golpe do cheque falso

Em Setembro de 2004 golpes começaram a ser aplicados em sites de classificados na Internet. Alguns casos já aconteceram no nosso site, por isso gostaríamos de alertar os nossos usuários sobre esses esquemas ilícitos e instruí-los para que saibam como se proteger. Nós nos dedicamos a fazer com que a sua experiência no nosso site seja a melhor e mais agradável possível. Por favor, leia essa página com atenção. Ela te ajudará a reconhecer e se proteger contra possíveis golpes.
Quando fizer negócio com alguém pela internet, tente se certificar de todas as formas possíveis de que a pessoa não é um golpista. Você pode se certificar de várias formas, seguem algumas idéias abaixo:

1 - Sempre peça uma forma de identificação como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, etc.
2 - Peça todas as informações para contato possíveis: endereços (residencial e comercial) e telefones. Tente se certificar de que o endereço e telefone existem e pertencem à pessoa, para isso procure na internet por listas telefônicas do país em que a pessoa mora.
3 - Se desejar, faça um contrato.

Golpistas agem assim...

Alguns golpistas agem do exterior, eles dirão que estão interessados em alugar o seu quarto ou a sua vaga. O plano é basicamente o seguinte: por algum motivo eles te mandam um cheque com um valor maior do que o combinado e te pedirão para devolver-lhes a diferença. Por exemplo, eles te enviarão um cheque para o pagamento de três meses de aluguel quando o pagamento combinado seria apenas para dois meses de aluguel. O golpista dirá que houve um erro e pedirá para você enviá-lo o valor da diferença através de transferência bancária. O cheque enviado por essa pessoa é provavelmente falso, e quando você descobrir será tarde demais! Nunca devolva dinheiro antes de se cerificar com o banco da validade do cheque, isso às vezes demora semanasATENÇÃO: Cuidado ao fazer negócios com pessoas da Inglaterra e África, porque atualmente a maioria do golpistas internacionais agem principalmente desses dois lugares.

Primeiro, eles colocam um perfil na categoria:
"Preciso de quarto para alugar"
Exemplo de anúncio:

Oi, eu sou formado em computação e sou de Lagos, Nigéria. Estou procurando alguém amigável como eu para dividir um apartamento por mais ou menos 6 meses. Eu pretendo estudar durante a minha viagem ao Brasil. Por favor, me envie um e-mail com a sua oferta. Eu não fumo, bebo de vez em quando e sou organizado. Me envie um e-mail, por favor.

Ou,

Meu nome é Mariam Johnson, moro na África do Sul e gostaria de passar minhas férias no Rio de Janeiro.

Ou,

Meu nome é Raquel, sou do México e gostaria de alugar o seu quarto. Quero passar minhas férias no Brasil.

Segundo, eles tentam entrar em contato direto com alguém que tenha um quarto para alugar.
Exemplo de e-mail:

Oi,

Tudo bem? Meu nome é James. Eu trabalho para a Leks Consultant, na Holanda. Nós temos dois clientes holandeses que precisam alugar uma moradia na sua área. Eu estou entrando em contato com você para eles.

Um deles gostou muito do seu anúncio. Eu gostaria de confirmar a sua proposta. Eles estão prontos para efetuar o pagamento. Eu adicionarei a minha comissão ao valor total que eles pagarão, por isso você receberá um cheque com o valor total do seu aluguel mais a minha comissão. Eu precisarei que você me envie o valor da comissão assim que receber o cheque dos meus clientes.

Se você aceita esses termos, por favor, envie os dados
seguintes para contato:
SEU NOME COMPLETO, ...

Assim que receber todos os seus dados, eu asseguro que receberá o seu cheque em 5 dias úteis.

Obrigado,
James.

Obs. Por favor, me responda o mais rápido que puder.
Os meus clientes te enviarão um cheque no valor de R$5.000 e assim que você o receber, por favor, retire o valor do aluguel e me envie a diferença através de transferência bancária .

Leia abaixo uma mensagem de alguém que caiu em um golpe:
"Eu caí no golpe do cheque falso, feito por alguém que se chamava Jane Timi. Foi muito simples, primeiro ela respondeu ao meu anúncio e disse que queria alugar o meu quarto e disse que enviaria o depósito. Eu esperei mas não recebi o cheque no dia combinado. Então, um dia ela enviou um e-mail dizendo que a sua mãe estava doente mas que ela não havia esquecido do depósito e já estava providenciando o seu envio.

O cheque chegou na mesma época que ela me informou que a sua mãe havia morrido e que o agente que me mandou o cheque cometeu um erro e me enviou todo o dinheiro que ela tinha naquela conta, ao invés de me enviar somente o valor do aluguel. Ela me pediu para lhe enviar ao valor da diferença assim que recebesse o cheque, para que ela pudesse pagar as despesas do funeral da sua mãe.

Eu esperei 5 dias para que o cheque fosse compensado (o banco me disse que demoraria somente 3 dias), então eu enviei a diferença para ela. Depois de mais 5 dias o cheque foi devolvido como falso".

Conclusão:

Nunca devolva dinheiro para ninguém antes de ter certeza de que o cheque que você recebeu é verdadeiro. Espere até que o banco confirme que o cheque não é falso.
Se você quiser obter mais informações sobre como se previnir de golpes eletrônicos, hackers, vírus, spams e etc., visite o site do Serasa: http://www.serasa.com.br/guiainternet/index.htm
Se você foi vítima de um golpe eletrônico e deseja fazer uma denúncia, envie um e-mail para a Polícia Federal através deste endereço: crime.internet@dpf.gov
Este endereço é a sua arma para denunciar todos os crimes, golpes e atividades ilegais na internet.